Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Enem, educação da esquerda

Comentário:
Para o governo petista que está no poder quase 8 anos,  a educação não é prioridade estratégica. Veja a diferença entre o presidente Obama proferindo um discurso sobre educação e o nosso presidente Lula. É mais fácil  encontrá-lo   discursando sobre problema social do que realmente incutir nas camadas mais pobres a importância de estudar. É mai fácil para o governo efetuar um programa de bolsa família, como atual, que abrange mais de 11 milhões s  de famílias, num universo de mais de 40 milhões de pessoas, gastando mais de 8 bilhões de reais por ano, funcionando como curral eleitoral, substituindo o antigo coronelismo. Antigamente a finalidade desse programa era obrigar a família controlar o filho na escola. Hoje não há essa necessidade.
Os prefeitos da região norte e nordeste criticam esse tipo de programa, pois gera dependência e desestimula  a procura de emprego.
A onda agora do governo é a inclusão social eletrônica, entulhar as escolas de computadores para alunos que não sabem ler, escrever, pesquisar em livros,etc.
A educação brasileira possui muita ideologia educacional sem medir sua eficácia. Veja o Enem, e outros programas de avaliação, concluem que os estudantes não sabem as simples operações  aritméticas, somar, subtrair, dividir e multiplicar, entendimento de texto, etc.
Sexta-feira perto de casa tem uma loja de doces, fui comprar alguns doces, gastei 4 reais e entreguei ao caixa, era um garoto, filho do dono da loja, 5 reais. Ele calculou a diferença de troco  na calculadora. Perguntei para ele, em que ano você estava? Ele respondeu 7ª série do fundamental, que corresponde ao antigo ginásio. Perguntei para ele,, você sabe quanto é uma dúzia e meia? Ele não sabia. O pai ao lado disse, o ensino está assim, ninguém sabe nada. E ele continuando, disse-me, que a escola dele está pedindo uma calculadora para aula de matemática.
Outro dia li um artigo que uma escola de primeira linha proibia os estudantes apresentarem trabalhos feitos em computadores. Alguns especialistas de educação acharam absurdos essas proibições, eles consideram que a aprendizagem de escrever à  mão está ultrapassada.
Artigo - A Amazônia e a percussão mundial
No título desta coluna um trecho de uma coletânea de frases enviadas por um amigo e leitor contumaz (e sem Tomás também) das linhas que escrevo.
Figura bizarra que é, só me lê às sextas-feiras, motivo pelo qual neste dia publico sua terna colaboração comigo. É uma forma de agradecer. Obrigado, Carvalhinho!
Trata-se, a coluna, de trechos carinhosamente colhidos da mais recente prova de redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que, para quem não sabe, é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação do Brasil e que é utilizada como exame de acesso ao Ensino Superior em nossas universidades assim como também ferramenta para avaliar a qualidade do Ensino Médio em nosso querido país.
Queremos mostrar a nós mesmos (ou nos convencer) e ao mundo, que quiçá nos espreite, que não somos apenas esses cartões-postais: estátuas do Redentor, Pão de Açúcar, favelas pitorescas e lindas morenas dançando o samba na avenida, araras e Foz do Iguaçu. Absolutamente.
O Brasil é também ensino. E cultura. E não se pode ensinar ou adquirir cultura sem uma boa dose (três dedos, sem gelo, por favor) de senso de humor ou a picardia que é nosso distintivo em outras disciplinas tais como o futebol e a Fórmula 1.
No exame do ENEM de 2009, o tema foi Aquecimento Global. Das provas, algumas pessoas preocupadas com o presente do país do futuro, feito o bom Carvalhinho, pinçou as frases que me limito a enumerar sem comentar, pois não se fala de cadeira elétrica ou injeção letal em casa de enforcado. Ou coisa semelhante.
A elas, pois, e, com toda sinceridade, boa sorte, meu Brasil brasileiro. Você vai precisar dela
·         "O problema da Amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta."
·         "A Amazônia é explorada de forma piedosa."
·         "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu."
·         "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta."
·         "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação."
·         "Espero que o desmatamento sexta instinto."
·         "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo."
·         "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta."
·         "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis."
·         "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna."
·         "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza."
·         "A Amazônia tem valor ambiental ilastimável."
·         "Explorar sem atingir árvores sedentárias."
·         "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia."
·         "Paremos e reflitemos."
·         "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas."
·         "A camada de ozonel."
·         "A Amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor."
·         "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas sem coração."
·         "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes."
·         "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório."
·         "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc."
·         "Convivemos com a merchendagem e a politicagem."
·         "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis."
·         "O que vamos deixar para nossos antecedentes?""
Fonte: Globo Online - 19/02/2010 - Ivan Lessa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário