sábado, 21 de abril de 2018

UE barra importação de carne de 20 frigoríficos brasileiros

A União Europeia (UE) proibiu nesta quinta-feira (19/04) 20 frigoríficos brasileiros de exportarem carne, principalmente frango, para o bloco. A medida foi tomada devido a deficiências no controle sanitário no Brasil.

"Confirmamos que os Estados-membros votaram (por unanimidade) a favor da retirada de 20 estabelecimentos brasileiros da lista daqueles dos quais são autorizadas importações de carne e produtos derivados (principalmente aves)", afirmou uma nota do Comitê Permanente de Plantas, Animais, Alimentos de Consumo Humano e Animal da Comissão Europeia.

DEFICIÊNCIA NO CONTROLE SANITÁRIO
Segundo a nota, a medida foi proposta pela Comissão Europeia após terem sido "detectadas deficiências no sistema de controle oficial brasileiro" e entra em vigor 15 dias após a publicação oficial da decisão. Para voltar a exportar para o bloco, os frigoríficos precisarão "construir um histórico de conformidade" com as normas da região.

A lista não foi divulgada pela UE. A relação dos frigoríficos afetados, ao qual o G1 teve acesso, mostra que o Estado mais prejudicado pelo embargo foi o Paraná, com 8 unidades proibidas de exportar. A unidade da BRF em Toledo deu férias coletivas a 2 mil funcionários logo após sair a decisão da UE.
Em seguida está Santa Catarina, com 3 unidades. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Goiás tiveram cada um 2 unidades afetadas. E São Paulo também teve um frigorífico vetado pela UE.

Veja abaixo a lista das unidades proibidas de exportar para a UE:
A BRF S.A. teve 12 frigoríficos afetados. São eles:
1.Ponta Grossa (Paraná)
2.Concórdia (Santa Catarina)
3.Dourados (Mato Grosso do Sul)
4.Serafina Correa (Rio Grande do Sul)
5.Chapecó (Santa Catarina)
6.Capinzal (Santa Catarina)
7.Rio Verde (Goiás)
8.Marau (Rio Grande do Sul)
9.Toledo (Paraná)
10.Várzea Grande (Mato Grosso)
11.Francisco Beltrão (Paraná) - unidade da SHB, subsidiária da BRF.
12.Nova Matum (Mato Grosso) - unidade da SHB.

13.Copacol - Cooperativa Agroindustrial Consolata
Unidade de Cafelândia (Paraná)
14.Copagril - Cooperativa Agroindustrial
Marechal Cândido Rondon (Paraná)
15.Zanchetta Alimentos Ltda
Boituva (São Paulo)
16.Sao Salvador Alimentos S/A
Itaberaí (Goiás)
17.Bello Alimentos Ltda
Itaquirai (Mato Grosso do Sul)
18.Coopavel - Cooperativa Agroindustrial
Cascavel (Paraná)
19.Avenorte Avicola Cianorte Ltda
Cianorte (Paraná)
20.LAR Cooperativa Agroindustrial
Matelândia (Paraná)

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Em 2017, foram mais de 4,3 milhões de toneladas e mais de US$ 7 bilhões em negócios. Deste total, a União Europeia comprou 7,6% do volume que o Brasil exportou.
 A proibição pode afetar o emprego de 40 mil trabalhadores do setor de alimentação. A estimativa é da confederação nacional dos sindicatos da categoria (Contac-CUT), com base na cadeia produtiva movimentada pelos 20 frigoríficos do país que tiveram sua produção embargada pelos europeus..

Já de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o prejuízo com o embargo pode passar de R$ 1 bilhão por ano.Fonte: G1 e Deutsche Welle – 19.04.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário