Páginas

sábado, 31 de março de 2018

Os Cariocas

Os Cariocas é um conjunto vocal, criado por Ismael Neto em 1942, cujo repertório é a música popular brasileira (MPB), figurando entre os mais antigos do Brasil.
Atuaram por diversas vezes no programa de TV, O Fino da Bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, pela TV Record - Canal 7, de São Paulo. Fonte: Wikipédia


 

Esperanza Spalding - Samba em Prelúdio

Esperanza Spalding é uma contrabaixista e cantora de jazz americana. Ela canta em inglês, espanhol e português. Tocou acompanhada por grandes nomes do jazz, como Pat Metheny, Joe Lovano, Michel Camilo, Donald Harrinson e Milton Nascimento. Foi mencionada pela revista Down Beat como "a melhor baixista em ascensão". Compõe e leciona no Berklee College of Music em Boston, sendo a mais jovem professora da instituição.
Esteve no Brasil em 2006, acompanhada pelo pianista cubano Roberto Fonseca. Também gravou com a cantora e compositora Ana Carolina, na música Traição.
Em 2011 ganhou o Grammy na categoria de Artista Revelação, derrotando Justin Bieber, o principal candidato.
Esperanza esteve presente no Rock in Rio realizado em 2011 no Rio de Janeiro. Seu show no Palco Sunset contou com a participação do cantor Milton Nascimento, com repertório baseado principalmente em música popular brasileira. Fonte: Wikipédia

domingo, 25 de março de 2018

Ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont é detido na Alemanha

A polícia alemã prendeu neste domingo o ex-presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, após este atravessar de carro a fronteira com a Dinamarca. A Justiça espanhola havia conseguido a ativação da ordem de prisão europeia contra ele. O advogado do dirigente catalão, Jaume Alonso-Cuevillas, informou na manhã do mesmo dia que seu cliente foi “detido” para comprovações, mas a polícia federal confirmou à agência alemã de notícias DPA que Puigdemont foi preso às 11h19 (6h19 de Brasília) em Schuby, no Estado alemão de Schleswig-Holstein, o único com fronteira com a Dinamarca. O Código Penal da Alemanha, um dos países com os quais a Espanha tem cooperação judicial mais ativa, contempla penas que vão dos dez anos de cadeia à prisão perpétua por crimes semelhantes aos quais Puigdemont é acusado na Espanha.

Os serviços de inteligências espanhóis acompanharam toda a viagem de Puigdemont de sexta‑feira até a manhã de domingo e ressaltaram “a excelente colaboração” das autoridades alemãs, de acordo com fontes policiais.  
Fontes da Segurança de Estado afirmam que Puigdemont foi mantido sob controle durante sua saída da Finlândia e que em um primeiro momento consideraram prendê-lo na Dinamarca. Mas isso foi descartado pela certeza de que o ex-presidente continuaria sua viagem por terra na Alemanha. Esse país é considerado pela Espanha um dos Estados da UE com os quais existem maiores relações de colaboração policial.
O ex-presidente da Catalinha voltava a sua residência na cidade belga de Waterloo de carro após sair da Finlândia, país ao qual viajou para dar uma palestra na Universidade de Helsinque e onde foi surpreendido pela ordem europeia ativada pelo juiz na sexta-feira para prendê-lo e pela saída de ex-colaboradores da Espanha. Fonte: El Pais - Berlim 25 MAR 2018 

Maduro corta três zeros "para fortalecer o bolívar"

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na quinta-feira (22/03) o corte de três zeros do bolívar, com o objetivo de fortalecer a moeda venezuelana. O decreto presidencial prevê ainda que novas cédulas entrarão em circulação no país a partir de 4 de junho.

"Decidi reduzir três zeros da moeda e tirar de circulação o cone monetário [conjunto das notas e moedas] para garantir ao povo da Venezuela suas atividades comerciais e monetárias", disse Maduro, em pronunciamento na televisão estatal. "Vamos desmonetizar o atual cone monetário por um novo cone, o bolívar soberano. Não vamos dolarizar nossa economia, vamos defender o nosso bolívar", destacou.
O bolívar soberano será criado, segundo o presidente, a partir de uma solução estrutural, profunda e definitiva, com o objetivo de dar estabilidade ao país. A televisão estatal divulgou imagens do bolívar soberano, com a introdução de moedas de 50 centavos e de 1 bolívar, além de notas de 2, 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500. Fonte: Deutsche Welle-23.03.2018

O maior navio de cruzeiro do mundo

Symphony of the Seas parte do porto francês Saint-Nazaire para sua primeira temporada no Mar Mediterrâneo. Com 362 metros de comprimento, navio tem capacidade para acomodar 8 mil pessoas.
Centenas de pessoas acompanharam neste sábado (24/06) o início da primeira viagem do maior navio de cruzeiro do mundo. O Symphony of the Seas partiu do porto francês Saint-Nazaire pela manhã com destino à cidade espanhola Málaga.
Sua viagem inaugural e sua primeira temporada será pelo Mar Mediterrâneo. No outono, o navio seguirá para o porto de Miami.
Pesando 228 mil toneladas, o Symphony of the Seas tem 362 metros de comprimento, apenas 20 metros a menos do que o edifício Empire State, em Nova York. Com 2,7 mil cabines, ele pode acomodar 8 mil pessoas, entre elas 2,2 mil tripulantes.

NAVIO CUSTOU 1 BILHÃO DE EUROS
Essa cidade flutuante possui ainda um teatro, uma pista de gelo, um parque aquático, um jardim inspirado no Central Park de Nova York, uma quadra de basquete em tamanho real e um simulador de surfe.
O Symphony of the Seas é ligeiramente maior do que o Harmony of the Seas, porém, é mais rápido e silencioso do que o navio de cruzeiro que até então era o maior do mundo.
Construído ao longo de dois anos pelo estaleiro francês STX, o Symphony of the Seas foi comprado por 1 bilhão de euros pela empresa americana de cruzeiros Royal Caribbean. Ele foi o 13º navio fabricado pela STX para a companhia dos EUA.

SYMPHONY EM NÚMEROS
■228.081 toneladas brutas registradas (mais do que 17 mil elefantes africanos)
■72,54 metros de altura (equivalente a um prédio de 24 andares)
■8970 pessoas no total, sendo 6870 hóspedes em ocupação máxima
■25 opções gastronômicas
■42 bares e lounges
■23 opções aquáticas, como piscinas, toboáguas e flowriders (simulador de surfe)
■30 opções de atividades esportivas e radicais, como pista de patinação e tirolesa
■1 teatro ao ar livre com apresentações e shows que misturam acrobacias aquáticas a aéreas
■1 cinema 4D

MAIS ALTO TOBOGÃ DOS MARES
Entre as atrações, uma em especial chama atenção: a Ultimate Abyss. Se trata do maior e mais alto tobogã dos mares. São 47,5 metros de altura, ou seja, supera o Palácio de Buckingham. A combinação de 300 pequenas luzes de led com arte em grafite criam a sensação de noite estrelada e furação ao longo dos 13 segundos de descida. Isso sem falar nas duas voltas de 360 graus. Fonte: Deutsche Welle- 24.03.2018, UOL Noticias - 24/03/2018  

sexta-feira, 23 de março de 2018

Peru: Martín Vizcarra jura hoy como presidente de la República

Martín Alberto Vizcarra Cornejo jura este viernes al cargo de Presidente de la República ante el pleno del Congreso tras la renuncia de Pedro Pablo Kuczynski (PPK), presentada el último miércoles, al mencionado cargo.
El hasta ayer primer vicepresidente y embajador del Perú en Canadá arribó al Aeropuerto Internacional Jorge Chávez proveniente de Toronto aproximadamente a las 12:47 a.m. en un vuelo de Air Canadá. Fonte: El Comercio - 23.03.2018 / 11:15 am

Presidente do Peru apresenta renúncia

Pedro Pablo Kuczynski diz que deixa cargo devido a clima de ingovernabilidade. Renúncia ocorre após revelação de suposta tentativa de compra de votos para evitar destituição do presidente pelo Congresso.
O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, apresentou nesta quarta-feira (21/03) sua renúncia, em meio ao segundo processo de destituição que enfrenta no Congresso do país. O líder foi acusado de envolvimento no escândalo de corrupção protagonizado pela empreiteira brasileira Odebrecht.
Kuczynski, de 79 anos, justificou sua renúncia com "o clima de ingovernabilidade" que não permitiria avanços no país. O presidente deixou o cargo, no entanto, depois da divulgação de vídeos e áudios que mostram seus aliados tentando comprar votos de congressistas opositores para evitar sua destituição.

Em um vídeo gravado no Palácio do Governo no qual apareceu escoltado por todo o Executivo, o presidente denunciou a "grave distorção do processo político" causada pela divulgação de vídeos e áudios que faziam-no "injustamente parecer como culpado de atos" dos quais não tinha participado e que, por isso, "o melhor para o país é que renuncie à presidência".
O governante, que anunciou que enviou sua carta de renúncia ao Congresso, disse que "não pode ser um empecilho" para que seu país "encontre a via da unidade e da harmonia que me negaram".

"Haverá uma transição constitucionalmente ordenada", destacou, em referência ao fato de a Constituição peruana estabelecer que o cargo deve ser assumido pelo primeiro vice-presidente, Martín Vizcarra, que é embaixador peruano no Canadá.
Em sua mensagem à nação, Kuczynski disse que, desde que assumiu o poder, em 28 de julho de 2016, agiu "dando o melhor", apesar dos constantes ataques de que foi alvo "por parte da maioria legislativa", que é controlada pelo partido fujimorista Força Popular.

Kuczynski assegurou que, nos dois pedidos de destituição apresentados contra ele no Congresso, usou-se o "pretexto de que havia supostamente mentido" sobre sua vida profissional. "Inclusive, uma vez superado este transe, se tem voltado à carga com uma nova moção que tem os mesmos argumentos e contém os mesmos fatos que se rejeitaram na primeira, há apenas três meses", acrescentou.

ESCÂNDALO DA ODEBRECHT
Kuczynski é acusado de ter recebido repasses no valor de 782 mil dólares da Odebrecht, no período em que ele ocupou os cargos de ministro da Economia e, posteriormente, de primeiro-ministro do país.
Ele insiste que o dinheiro se trata de pagamentos legítimos por serviços de consultoria e nega ter recebido propina ou cometido qualquer ato ilícito. A Odebrecht, por outro lado, admitiu ter desembolsado, desde 2001, subornos de mais de 785 milhões de dólares em 12 países – dez deles latino-americanos – para assegurar contratos de obras públicas.
Só no Peru, a construtora, que é a maior da América Latina, pagou propinas no valor de 29 milhões de dólares a funcionários do governo entre os anos de 2005 e 2014. Fonte: Deutsche Welle- 21.03.2018