Páginas

sábado, 19 de dezembro de 2015

Museu do Amanhã no Rio de Janeiro

Um dos símbolos da revitalização da região portuária do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã está prestes a abrir as portas para o público na Praça Mauá neste sábado, 19 de janeiro.

PROJETO ARQUITETÔNICO: Com projeto arquitetônico do espanhol Santiago Calatrava, o edifício do novo museu da Praça Mauá chama atenção pelas formas orgânicas inspiradas nas bromélias do Jardim Botânico. Cercado por espelhos d'água, jardim, ciclovia e área de lazer, o museu usa a tecnologia como suporte para a arte e a ciência.

O Museu do Amanhã foi erguido no Píer Mauá, em meio a uma grande área verde. São cerca de 30 mil m² e auditório para 400 pessoas, loja, cafeteria e restaurante.  

O prédio tem 15 mil m² e arquitetura sustentável. O projeto arquitetônico utiliza recursos naturais do local - como, por exemplo, a água da Baía de Guanabara, utilizada na climatização do interior do Museu e reutilizada no espelho d´água.

No telhado da construção, grandes estruturas de aço, que se movimentam como asas, servem de base para placas de captação de energia solar.  

O público carioca poderá vivenciar o conceito de museu experiencial, com o conteúdo apresentado de forma sensorial e interativa, semelhante ao Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol, em São Paulo. O foco do museu é explorar algumas tendências das próximas décadas, como as mudanças climáticas, o crescimento da população, a alteração da biodiversidade, o avanço da tecnologia, entre outros.

A exposição principal será dividida em cinco áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. Em cada uma delas, o visitante tem acesso a um panorama geral sobre os temas. A área dedicada às exposições temporárias será inaugurada com a instalação audiovisual "Perimetral", de Vik Muniz, Andrucha Waddington e o escritório de design SuperUber. Fonte: UOL, no Rio de Janeiro 17/12/2015

Link - http://www.museudoamanha.org.br/